Tatiana na Pedra do Sabiá - BA. Fotografia com alma, amor, entrega!
- Bruna Barbosa
- 30 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2021
Olhe para os seus sonhos como se eles já fossem reais. Encare eles como se já estivessem acontecendo!
Há um tempo venho sonhando com ensaio feminino, captando a essência de mulheres livres, espontâneas, que reconhecem sua força interna e sabem o bem que fazem para o mundo. Esses encontros vêm acontecendo no tempo da vida, um tempo que não controlamos, mas quando estamos abertos para recebê-lo, ele vem.
Foi pegando carona depois de uma aula de dança-terapia potente na Bahia que conheci a Tati, uma mulher de voz delicada, passos leves e cheia de sensibilidade! Ali no carro, eu tentando entender tudo que ainda borbulhava dentro de mim, em algum momento mencionei sobre a fotografia, ela logo se interessou e marcamos um café pra nos conhecer melhor!
Ela trouxe insights sobre como gostaria de ser vista nesse momento da vida, sobre aspectos da sua história que fortalecem quem ela é hoje, junto com um olhar aberto e delicado para o que eu tinha para oferecer. Eu completamente conectada e com brilho nos olhos pensando “é justamente isso que quero retratar, essa história, esse reconhecimento da nossa força interna, o feminino, as sutilezas, aquilo que não é óbvio”.
Entre o dia do café e do ensaio, procuro me manter conectada com a pessoa, direcionando os acessórios, roupas, pensando nos momentos que queremos fazer baseado naquilo que foi conversado.
É como entrar no universo particular de cada um, um lugar tão mágico e único!
O ensaio aconteceu na Pedra do Sabiá, uma fazenda de cacau em Itacaré, Bahia. Estávamos eu, Tati e seu companheiro que esteve presente durante todo o dia nos acompanhando e ajudando a carregar nossos apetrechos (roupas, acessórios, livros, caixa de som, tambor..). Foi a minha primeira vez em uma plantação de cacau, e além de conhecer o processo da plantação ao produto final, descobri alí, que aquele foi o local onde o casal se conheceu há alguns anos, o que deu um ar mais especial nesse dia!
A ideia era fotografar a Tati, mulher, consteladora, bruxa, intuitiva, dançarina de flamenco e tudo o que faz dela ser quem se é! Ao longo do dia, fomos descobrindo lugares especiais no sítio que remetiam aos momentos que queríamos criar!
Aqui nos envolvemos com uma música flamenca e a Tati se deixou levar pelas sensações do seu corpo, sua expressão e o que o flamenco representa na vida dela:
Na sequência fomos buscar por essa árvore, plena, sagrada, forte. Foi nela que Tati teve uma grande conexão e recebeu mensagens da sua avó, acolhendo e agradecendo sua ancestralidade.
Logo que chegamos, por saber ser um local especial para ela, ficamos em silêncio e deixei que ela sentisse o ambiente como se eu não estivesse ali, para que as coisas acontecessem de forma fluída e conectada. Ver essa mulher entrando em contato com a sua força, com a beleza do acolhimento da sua história, me fez pensar a importância que há em olhar para nossos ancestrais, agradecer e seguir em frente. É aí que está a cura.
Vendo e sentindo toda a conexão do casal, ao longo do dia eles foram me contando um pouco sobre esse início da relação, e sentimos de fazer algumas imagens dessas duas almas, leves e soltas, entregues uma para a outra. Por eles passam o forró, a natureza, o cacau, as águas da Bahia, o sorriso, o reconhecimento do outro, o acolhimento e amor.
Que possamos viver mais dias assim, colocando nossas vulnerabilidades na mesa, entregando nosso corpo para tudo que sentimos, reconhecendo nossa luz, nossa sombra e transformando isso em algo especial para oferecer para o mundo!
Obrigada pela confiança Tati!
Comments