// um sorriso
- Bruna Barbosa
- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2021
"... essa menina mulher da pele preta..."
É assim que eu vejo a Zilá! Carinha de menina, atitude de mulher. Quem olha pra ela e passa pouco mais de 10 minutos conversando, percebe que alí tem papo bom, cabeça aberta e uma vivacidade presente na vida!
Saímos para fazer esse ensaio fotográfico em um dia de outono, com o sol ofuscado pelas nuvens de uma tarde qualquer. Eu buscava movimentos que trouxessem parte da sua essência, um sorriso solto, um gesto que caracterizasse sua forma de agir no mundo. Fomos para a rua de um bairro tranquilo, onde haviam árvores estonteantes, um muro vivo e uma calçada inteirinha para explorar. Espaço, luz, sombra, movimentos, olha, não olha, meche o cabelo, solta a boca e vamos aquecendo para quebrar aquela timidez inicial.
Fizemos retratos na calçada de uma casa com muro vivo, cheio de texturas! Vamos para o asfalto? Alí podemos trabalhar um ângulo mais aberto, o movimento mais solto e quem sabe menos textura no enquadramento.

Foca, desfoca, caminha, solta. De pronto percebi que a leveza dessa mulher seria facilmente fotografada, ela está ai, na forma de falar, olhar e trazer sua perspectiva de mundo!
Seguimos para um quadro mais aberto, agora os braços soltos, o movimento do cabelo são bons elementos para guiar o ensaio. Nesse ponto lembramos de colocar uma música que trouxesse um ritmo, uma referência para mexer o corpo. Eu amo essa leveza em um ensaio feminino.
Esse foi um ensaio feminino que você não vê o tempo passar. Quando há uma entrega do fotógrafo e de quem está sendo fotografado, a troca fica muito mais solta e genuína. Todo ensaio fotográfico se torna uma vivência cheia de histórias para contar!
Obrigada Zi :)
Comments